Gilson Beck

com Dispositivo coreográfico – experimento 1

Se passarela

Minimal.
Uma passarela.
Todos partem com passos iguais na diagonal do palco.
Meia-volta e retorno.

Minimalista.
Uma passarela.
Todos partem com passos iguais na diagonal do palco.
Um rodopio.
Meia-volta e retorno.

Minimalista.
Uma passarela.
Todos partem com passos desiguais na diagonal do palco.
Um rodopio.
Meia-volta e retorno.

Minimalista.
Uma passarela.
Todos partem com passos desiguais na diagonal do palco.
Um rodopio.
Meia-volta e retorno.
E um escapa no meio do caminho.

Forma-se uma passarela em X.

Minimalista.
Uma passarela.
Todos passam com passos desiguais pisando o palco em pleno X.
Rodopios.
Um giro quebrado percorrendo os quatro pontos cardeais paralelos e perpendiculares às retas do X.

Minimalista.
Uma passarela.
Todos passam com passos desiguais pisando o palco em pleno X.
Rodopios e giros quebrados percorrendo os quatro pontos …

Aos poucos começa o desigual, cada um ao seu ritmo, à sua vontade, ao seu gozo…
E o desigual começa a dar prazer.
E o desigual começa a acelerar.
E o fluxo se adensa.
E o fluxo fica confuso.
Aos poucos as colisões acontecem.
Aos poucos um aglomerado amorfo toma conta do X.
Aos poucos se percebe o dispositivo de linhas, rodopios e giros quebrados dos quatro pontos.
Aos poucos se percebe que se sempre mantém-se algum se fazendo se mover na sóbria linha se assim reta girando-se com giros quebrados nos quatro pontos.

Um se agacha-se num canto do X…

O fluxo constante toma conta. Cada um associa-se com quem quiser, associa-se como quiser, associa-se como puder, associa-se pelo lado que quiser. Associa-se por laços ou deslaços que se fazem e se desfazem como uma sociedade em rede de laços sociais líquidos, fluídos, flexíveis, instáveis, excitáveis.
Um fluxo constante onde os passantes se atrapalham e se misturam.
Um fluxo constante onde são colocados em limites de movimentos.
Um fluxo constante onde são colocados em limitações de movimentos.
Um fluxo constante onde são colocados em provocações de movimentos.
Um fluxo em adensamento, um fluxo de proximidades, um fluxo de fluxo, de refluxo, de aquecimento…
Um fluxo… no limite.
No limite em fluxo.
E a essência íntima e pura de seres humanos.
E a essência íntima e pura de seres humanos.
E a essência íntima e pura de seres humanos.
E a essência íntima e pura de seres humanos.
E começam esbarrões.
E começam colisões.
E começam ações de barrar os passantes.
E começam as intimidades dos seres na passarela, seres sedentos por obstruir o caminho, por atrapalhar o coleguinha, por possuir o próximo, por possuir aquele que está ali. Seres sedentos a usar apropriadamente sua essência íntima e pura de ser humano para possuir, para possuir, para possuir, para possuir, para possuir, para possuir o outro, para usar, para tirar, para puxar, para aproveitar…
Usar sua essência íntima e pura para fazer do outro instrumento para o próprio gozo.
Usar sua essência íntima e pura para fazer violências cotidianas e conflitos de atritos.
Mudanças de direção forçadas.
Mudanças de direção empurradas.
Movimentos provocados.
Movimentos forçados.
Movimentos obrigados.
Movimentos a desgosto: do outro, no outro, pelo outro.

Conflitos postos.
Laços atados.
Laços desfeitos.
Giros quebrados em quatro pontos cardeais.

Minimal.
Uma passarela.
O que se passa por ela?
Meia-volta e retorno.

Minimal.
Uma passarela.
O que não passa por ela?
Meia-volta e retorno.

Minimal.
Uma passarela.
O que se passa na passagem ao ato?
Meia-volta e retorno.

Minimal.
Uma passarela.
O que se passa no fluxo constante, lá onde não nos vêem, onde somos íntimos?
Meia-volta e retorno.

Minimal.
Uma passarela.
O que se passa lá onde somos íntimos?
Meia-volta e retorno.

Minimal.
Uma passarela.
O que se passa nos fluxos dos líquidos dos passantes e nos líquidos entre os passantes?
Meia-volta e retorno.

Minimal.
Uma passarela.
Privacidade: tornar a vida uma privada?
Meia-volta e retorno.

Minimal.
Uma passarela.
A música para por ela…
Meia-volta e retorno.

Minimal.
Uma passarela.
A luz apaga…

Não mais retorno.

Gilson Beck é alguma coisa Incompleta atravessada por Cultura, Psicanálise, Paternidade, Música e Artes. Fomenta a Nós Bobôs (@nosbobos) e tem títulos acadêmicos em Composição Musical.