com Deslocamentos
DESLOCAMENTO
Uma informação importante:
O espetáculo aconteceu no MIS – Museu da Imagem e do Som.
A escolha desse espaço desenhava o trabalho. Expectativa!
A relação corpo-espaço fez presente e potente. Alívio!
Primeiro Ato:
Estruturas corporais apareciam espalhadas nos cômodos do museu. Um corpo, formado por duas pessoas, escorado na parede da sala a esquerda, outro corpo, também formado por duas pessoas, na sala à direita e mais um desses, na sala ao lado. Corpos, estruturas ou esculturas? Se movimentavam entre um retrato e outro, pausa e pose.
Três corpos e um estranho transeunte que circulava do lado de fora do museu, escolho ver, quando saio para fora do museu. E o vejo de surpresa, de dentro do museu pela janela. Retrato.
O espaço se ocupava pelo tempo dilatado das ações.
Pausa e pose instauravam a presença de um corpo (formado por dois), que me atravessava.
Os movimentos cuidadosos e os encaixes minuciosos instauravam a presença desse corpo e me mostrava um trabalho de corpo. Prometido e cumprido.
Prometido, pela primeira impressão de figurino, que pra mim logo se reconfigurou como corpo (estrutura ou escultura).
Cumprido pois são corpos, estruturas ou esculturas, que se apropriam do figurino, do espaço e do corpo do outro que está no mesmo corpo.
Segundo Ato:
Os corpos se despedem de si e revela quem os habitam.
Uma nova estrutura é proposta. É manipulada cuidadosamente por dois seres humanos, que se conectavam pelo olhar e pela parceria na ação de manipular a nova estrutura proposta.
O público era o Deslocamento, sem receber nenhuma orientação, pois o trabalho, por si só, conversava e conectava o público a proposta de circular.
Terceiro Ato:
Os corpos voltaram a habitar seus respectivos corpos: seis corpos se transformaram em três e esses três se transformaram em um. Um ninho de pernas, pés, braços e mãos que configurou um único corpo. De novo movimentos entre um retrato e outro, mas ainda, um único corpo, formado agora por seis corpos. Um corpo, uma estrutura ou uma escultura?
Gran Finale:
A grande massa se divide em três;
A música acaba, os corpos, estruturas ou esculturas permanecem em pausa;
As pessoas aplaudem e deixam o espaço;
No hall, um susto;
Não escolho ver aquele que permanece nas escadas;
Risos de inconformidade;
Permanência de inconformidade.
Fim, ali.
Paula Poltronieri é estudante do curso de bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trabalha com criação na área da Dança, performance e produção cultural.